sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Redação,Tem: Educaçao-Cinema

                   Presença Educacional do Cinema na Escola

Nos dias atuais, o cinema vem contudo na escola pois muitos educadores usam filmes, vídeos para uma aula teórica mais descontraída. A possibilidade do cinema como medida sócio-educativa inovadora e de grande atratividade para o ensino de arte-educação através da produção cinematográfica proporcionada para educar com o cinema e através de todos os meios disponíveis, sendo possível desenvolver um bom trabalho.
O cinema está presente na educação desde a década de 30. Na década de 60. Os avanços tecnológicos propõem para o século XXI, uma concepção integrada para a educação, usando todos os meios e recursos tecnológicos disponíveis e aplicáveis, como por exemplo o computador, a Internet, a fotografia, a televisão, o vídeo, o livro, CD, DVD e o cinema. E conforme o objetivo pretendido, cada inovação tecnológica integra-se umas nas outras.
Cinema na Escola tem a característica de inovar o ensino, ajudando inclusive na integração daqueles professores com mau desempenho, que insiste em individualizar suas ações pedagógicas, tornando-se a fonte de todos os problemas enfrentados pela escola na busca da melhoria da qualidade do ensino. O nível de aprendizagem pode melhorar bastante com o desenvolvimento de habilidades entre professores e alunos, e por meio de conteúdos significativos, nos quais fiquem expressos os conceitos básicos de cada unidade de estudo das respectivas disciplinas. 
É fundamental que o professor use de estratégias para acompanhar como o aluno elabora e organiza o conhecimento. A aplicação da ferramenta cinematográfica,é uma ação bastante positiva devido à inovação e que funciona como suporte, na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, tendo em vista que as atividades propostas irão contribuir, de forma bastante significativa, para o desenvolvimento das crianças e adolescente, permitindo-os a desenvolverem seu potencial máximo.
Sendo assim, o uso adequado do cinema para ensinar e transmitir a arte para os alunos é uma boa opção, pois eles têm mais satisfação de aprenderem o que no futuro irá ajudar em vestibulares, cursos técnicos e até na faculdade. Como não é uma maneira cansativa e monótona de ensinar, o cinema passa alegria, diversão, criatividade e conhecimento para os alunos, aumentando ainda mais as chances de se darem bem no futuro.
Todas as escolas devem aderir essa prática, pois além da sua forma diferente de ensino, ajuda as pessoas que não se integram ao seu meio, à aprenderem com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário